quarta-feira, 8 de junho de 2011

Então você quer um site para sua empresa...*

Para grandes empresas um site na web é apenas mais um dos seus canais de marketing. Pequenas empresas precisam de um grande esforço para ter uma presença na web, seja por falta de recursos, seja por falta de conhecimento técnico.

Então, o que você precisa para desenvolver um site de alta qualidade para seu negócio? Aqui vão 5 dicas para que você comece:

1. Crie o site! 
Hoje, não há desculpas para que uma pequena empresa não tenha um site. Há uma grande variedade de ferramentas para que os pequenos negócios criem seus primeiros sites e até para que eles anunciem e sejam promovidos localmente. Tanto ferramentas de buscas globais (como Google) como ferramentas locais (como Apontador) podem direcionar potenciais clientes interessados em informações, serviços ou produtos. Utilize também redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, que ajudam a promover tráfego e a construir sua presença online.

2. Certifique-se de que o site tenha a informação correta e atualizada.
Isto inclui tudo, desde a localização das lojas, informações para contato, formas de pagamentos e horários de funcionamento até uma descrição detalhada de produtos e serviços e seus preços. Informações incorretas ou desatualizadas levar à perda do cliente ou a que ele tenha uma visão incorreta do produto ou serviço oferecido. Atualize o site constantemente e ele retornará seu investimento a longo prazo.

3. Crie opções de serviços para seus clientes. 
Seja um novo cliente com dúvidas sobre produtos e serviços ou um cliente existente que está reclamando de um item vendido, é importante que o site tenha recursos que possam ajudá-lo. Esses recursos podem incluir um número de telefone, um email ou espaços para comentários, ou até mesmo o acompanhamento de um pedido na linha de produção. É importante responder aos clientes diretamente, o mais rápido possível.

4. Disponibilize ferramentas de e-commerce e de reservas/agendamento.
Cada vez mais os consumidores estão fazendo compras online, então é importante que o seu negócio ofereça produtos e serviços lá também. Isso pode precisar de investimentos, mas, a longo prazo, eles são viáveis porque atraem novos clientes que podem não querer se deslocar para a sua loja real ou que preferem fazer uma compra imediata no conforto de sua residência. Disponibilize uma agenda online para que os clientes possam marcar horários. Porque perder um cliente que quer fazer uma reserva, mas não quer esperar até você abrir a loja?

5. Faça um blog para compartilhar opiniões e tendências em seu campo de atuação.
Um blog é uma boa forma de oferecer sua perspectiva sobre assuntos chaves e de demonstrar seu papel de liderança. Ele também fornece uma plataforma para mostrar seus produtos de maneira amigável e informal. Por exemplo, se você vende vestidos para noivas, compartilhe suas idéias sobre as linhas mais recentes em suas lojas e porque você as escolheu, coloque fotos dos seus melhores vestidos no dia do casamento. Mostrar que você é um especialista dá confiança que os clientes precisam e isso cria um diferencial competitivo.

Para pequenas empresas, um site pode servir como uma vitrine digital trazendo confiança e informações para que o cliente seja conduzido a uma compra fácil e rápida. Um site pode ser o centro da estratégia de marketing para pequenos negócios combinando todas as outras formas de anúncios como impressos, páginas amarelas, mobile, video, SEO/SEM e controle de reputação.

Quer conhecer ferramentas que podem auxiliá-lo a fazer tudo isso? Isso pode ser mais simples e barato do que você imagina. Entre em contato.

* Baseado no artigo "5 Tips To Get Your Local Business Online" de Stephanie Hobbs

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