quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Peixes grandes preocupados...*

Joseph Tucci, Presidente da EMC, a empresa que atualmente domina o mercado mundial de storage#, disse que "vê fantasmas de grandes empresas (ex)vizinhas que quebraram com a chegada do PC" todo dia que olha pelas janelas do seu escritório.
"Um movimento similar está acontecendo e agora a diferença é que a ruptura está vindo das nuvens, esses data centers gigantescos que fornecem computação e armazenamento remoto ao invés de servidores e unidades de discos dentro das próprias empresas", disse Tucci. A mudança para a nuvem irá trazer "novos competidores que deixarão a maior parte ou pelo menos a metade das empresas de tecnologia devastadas. Ele não deu nomes, mas o artigo sugere que empresas como Dell, HP, IBM e a pŕopria EMC podem estar correndo esse risco. Mas essas gigantes não vão se entregar fácil. Essas empresas já gastaram 6.4 bilhões de dólares em aquisição de concorrentes que possuem tecnologias em nuvem.
Empresas que utilizam computação em nuvem (ou, no inglês, "cloud computing") podem cortar em no mínimo um terço seus custos de TI  e gerenciar atualizações facilmente. A empresa de marketing IDC estima que, ao redor do planeta, elas poderão economizar cerca de 1 trilhão de dólares por não precisar manter sistemas antigos e obsoletos nos próximos 4 anos.
Quem viver verá.
Quer saber mais sobre soluções em nuvem para pequenas e médias empresas? Entre em contato.
# dispositivos para armazenamento de grandes quantidades de dados

Nenhum comentário:

Postar um comentário