terça-feira, 24 de agosto de 2010

O que não é SaaS!!!

Muitas vezes aprendi a melhor abordagem para um tipo de projeto ao ter experiências que evitaria futuramente ou por concluir que NÃO tomaria novamente certas decisões. Muitas vezes aprendemos também pela negação, ou seja, quando descobrimos o que algo NÃO é, o que NÃO se deve fazer ou o que NÃO funciona...
Podemos fazer um bom uso do "aprendizado pela negação" quando palavras da moda começam a ser repetidas como mantras por empresas fornecedoras de tecnologia. Chamamos isso de "buzzword" ou "hype", ou, em português, "a tecnologia da moda". Isso também acontece atualmente com "cloud computing" e SaaS. Muitos fornecedores pegam o embalo e falam que já possuem "O Produto SaaS" ou "A Tecnologia Cloud" de última geração.
Brian Sommer, CEO de uma empresa de marketing, apontou esse fenômeno nos Estados Unidos : “Primeiro o padrão: um fornecedor 'on-premise'*, vendo a quantidade de licenças vendidas decrescerem começa (finalmente) a perceber que SaaS é real. Então, o fornecedor decide que uma solução de ERP 'hosteada' é o mais próximo possível de uma solução SaaS. Tudo o que o produto 'hosteado' precisa é de um pouquinho de marketing e contrato fechado. Certo? Errado.”
Resumindo, "hosting", ou soluções oferecidas no modelo hospedado, NÃO oferecem as mesmas vantagens de aplicações no modelo SaaS. Portanto, como no Brasil o hype está apenas começando, muito cuidado ao avaliar sua solução. Mais adiante mostrarei um comparativo de preços entre uma solução SaaS e uma solução on-premisse.
Para mais informações entre em contato.
*on-premise - quando a solução é instalada no escritório ou nos computadores da própria empresa, ao invés de em um ambiente remoto na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário